La Antena

Terça 22  Maio  2012  |  22h30
Uma longa metragem de Esteban Sapir

La Antena é um amálgama de influências com uma série de citações diretas a obras mais ou menos famosas da história do cinema. A primeira influência, talvez a mais evidente, é Metropolis (1927), de Fritz Lang.
As citações do filme alemão podem ser conferidas na paisagem urbana, no som visualmente sugerido, nas diversas montagens de imagens sobrepostas. Uma passagem como o plano dos olhos multiplicados, quando os burgueses de Metropolis observam avidamente a dança da falsa-Maria, é reproduzida em La Antena. O Sr. TV e seu filho são análogos a Joh Fredersen e Freder em Metropolis, o Dr. Y é Rothwang e a homenagem ao filme de Lang é sacramentada na seqüência do experimento com “A Voz”.

Além de MetropolisLa Antena paga tributo a Viagem à Lua (1904), de Georges Méliès – com mais uma reprodução do célebre plano da lua antropomórfica, bem como ao cinema de vanguarda de Marcel Duchamp  (Anémic Cinema, 1926) e Dziga Vertov (O Homem com a Câmera, 1929).
      Premiado em diversos festivais La Antena mantêm-se no entanto, no universo do cinema alternativo, quase underground, que nos propõe uma viagem à história do cinema com um bom gosto indiscutível.


sinopse
Os habitantes de uma cidade fictícia perderam a voz há duas décadas. Ninguém fala ou emite som algum. Os citadinos alimentam-se de TV, literal e metaforicamente, e sua voz serve de matéria-prima para a indústria do Sr. TV,  soberano da metrópole. Mas os recursos vêm se esgotando rapidamente, e o Sr. TV precisa de sugar as palavras das pessoas e, com isso, continuar reinando em seu negócio.