ALICE - NECO Z ALENKY | FILMES COM JANTAR


Filmes com Jantar - todas as 4as às 21h30 | entrada livre

Esqueçam os personagens fofinhos do filme de 1951 da Disney, esqueçam a versão toda enfeitada e carregada de maquiagem e efeitos que Tim Burton fez em 2010. Aqui, a história de Alice no País das Maravilhas é contada muito diferente do convencional. Tudo é apresentado duma forma grotesca e original. O galardoado realizador checo Jan Svankmajer, deixa de lado os visuais coloridos e felizes do filme da Disney de 1951 e traz-nos algo realmente perturbador e maravilhoso.

O filme tem como base, a historia original de Alice, mas aqui tudo tem um tom sombrio. Alice, interpretada com graça pela pequena Kristýna Kohoutová, vive num casarão que parece estar prestes a desabar a qualquer momento, devido a seu estado péssimo estado de conservação, cheio de humidade e quinquilharias por todo o lado.

É no meio de todas estas tralhas que Alice avista um Coelho Branco saindo de dentro de um caixa de vidro. Decide então segui-lo até que este entra numa gaveta de escrivaninha. Alice decide acompanhá-lo e também entra na gaveta e eis então que ela acaba por entrar no País das Maravilhas, que de “maravilha” só tem mesmo o nome.  A própria queda até o “outro mundo” é algo que já nos mostra o que vai se seguir durante o filme. O mundo em que Alice cai é na verdade o próprio casarão onde ela vive, só que habitado por seres estranhos, situações angustiantes de um mundo sinistro.

Este filme é diferente, com uma visão um tanto quanto particular de uma historia que já foi contada vezes sem conta, Alice de  Jan Svankmajer, merece ser visto e ter seu reconhecimento na obra deste autor pois é uma obra muito bem construída e de valor único.


Na sua na vasta obra, Jan Svankmajer tornou-se conhecido pela utilização das técnicas stop-motion e pelos ambientes sombrios, este filme não é excepção como recorrendo constantemente à existência de personagens bizarros num mundo sombrio.