TERRA ESTRANGEIRA | 4 dezembro 21h30 | entrada livre

Terra Estrangeira. [Foreign Land]  | ficção 1996. Walter Salles

O filme trata da solidão vivida pelos imigrantes. Conta a história de Paco, que deseja conhecer a terra de sua mãe. Após a morte dela, e sem dinheiro após o confisco promovido por Collor, Paco aceita entregar um pacote misterioso, a pedido do também misterioso Igor, em Portugal, em troca do custeio da viagem. Após perder o pacote, ele encontra-se com a Alex, brasileira que trabalha como garçonete em Portugal e que vive com Miguel, um músico-contrabandista viciado em heroína. Em fuga para a Espanha, Paco é perseguido por bandidos interessados no pacote.


Terra Estrangeira é um road-movie que retrata uma geração em crise. Inteiramente rodado a preto e branco, a fotografia de Walter Carvalho contribui para o clima noir do filme, que também utiliza imagens reais do anúncio do “confisco” na televisão.


O filme têm ínicio às 21h e é seguido de um debate. Ás 20h há jantar. Filme englobado no ciclo 'Migrações e Movimentos'


*** 
This film captures the solitary life of immigrants and the search for what it means to call a place home. After the death of his mother, Paco leaves Brazil in order to visit her native land, financing his trip to across the ocean by delivering a mysterious package. After his arrival in Lisbon, he takes up with a Brazilian waitress who lives with her heroin-addicted musician boyfriend and becomes embroiled in conflict, chased by the bandits after losing their package.


The film starts at 21h, dinner at 20h. Free entrance. English subtitles.