ALLEGRO NON TROPPO | 4as filmes com jantar | entrada livre

"Allegro Non Troppo" é uma sátira do filme de animação "Fantasia", realizada por Walt Disney em 1940. Bruno Bozzetto utiliza os mesmos recursos de Disney, animando peças musicais clássicas e ainda acrescentando uma mordaz crítica social em cada quadro. No Bolero de Ravel, mostra-nos como a partir de um resto de Coca-cola abandonado por uma nave espacial se surge a evolução das espécies e de maneira crítica e irónica, o aparecimento do homem. Há ainda a sequência do "Pássaro de Fogo" de Stravinsky onde o realizador satiriza a génese bíblica de forma a identificar o "castigo divino" com a moderna sociedade consumista. As peças clássicas são apresentadas através de animações coloridas, em estilos que vão da comédia até a tragédia mais profunda.

Bruno Bozzetto (1938) é um desenhador de animação italiano, criador de várias curtas, maioritariamentede de carácter político ou satírico."Tapum! História das armas" foi o seu primeiro filme de animação em 1958, que realizou quando tinha apenas tinha 20 anos. Em 1965 produziu a longa-metragem de animação: "West and Soda", uma paródia dos filmes americanos de faroeste e em 1968 lançou "VIP meu irmão Superman", um subproduto do mundo dos super-heróis. No entanto, sua obra mais conhecida é provavelmente o longa-metragem de 1976 "Música e Fantasia" (ou "Allegro Non Troppo").

Em 1990, viu o lançamento do "Grasshoppers" (Cavallette), indicado para o Oscar de Melhor Curta de Animação.  Nos últimos anos Bozzetto voltou-se para criação de desenhos animados em Flash, destacando-se com o premiado "Europe and Italy" (A Europa e a Itália), um comentário espirituoso comparando atributos socioculturais da Itália com os do restante da Europa.

Allegro Non Troppo de Bruno Bozzetto, Itália, 1976 (leg. português)

**20h jantar | 21h30 filme | entrada livre