COFFEE AND CIGARETTES


Café e Cigarros (2003)
Um ano de cinema em elaboração, Café e Cigarros consiste de uma série de vinhetas curtas que envolvem uma conversa sobre  café e cigarros. Com um elenco diversificado que vai de Bill Murray e Wu-Tang Clan RZA com Roberto Benigni e Cate Blanchett, este filme é uma peça de gênio do cinema que exibe o poder de bem escrito conversa. Cada segmento do filme é inteligente, introspectivo, e sorriso de indução. Jarmusch prova-se um mestre do diálogo, enquanto seu elenco fantástico se superam. Se você estiver procurando por um filme que é um pouco diferente, esta é a escolha perfeita.

Tomar um café, fazer uma pausa para descançar, refletir, num breve momento, curto e simples, como o café.  "Café e Cigarros" é sobre isso. Um filme para pessoas que gostam de observar pessoas.
É uma reunião de 11 curtas-metragens sobre diversos personagens que, bebendo café e fumando cigarros, discutem os mais variados temas, tais como gelados com cafeína, Abbott & Costello, a ressurreição de Elvis Presley, a forma correta de se preparar um chá inglês, desentendimentos familiares, Paris nos anos 1920, música e o uso da nicotina como inseticida.
A realização desta série de curtas de Jim Jarmusch foi iniciada em 1986, com a gravação de um segmento para o programa de TV Saturday Night Live e só terminou 17 anos depois.
Sobre Café e Cigarros já nasceu um culto. Um filme experimental de um diretor que constantemente procura desafiar-se com um trabalho inovador, o que lhe garantiu uma posição de destaque no cinema independente. Nesta produção, ele abandonou o enredo e focou-se em documentar uma variedade de interações divertidas e non-sense, entre atores, músicos e personagens da cultura pop.


O primeiro café, com Robert Benigni  e Steven Wright foi inteiramente filmado em 1986 e tem aquele humor surrealista. 
Cate Blanchett interpreta-se a si mesma encontrando-se com sua prima rebelde. Ela faz os dois papéis de forma tão convincente que a platéia custa a descobrir a piada. Tom Waits e Iggy Pop satirizam seus jeitos alucinados de encarar a vida. O duo de rock White Stripes aparece falando sobre o inventor Tesla, que diverte o espectador através de um improvável conversa intelectual. 


A última história, envolvendo os contestadores culturais Taylor Mead e Bill Rice, é a mais sentimental e profunda. Mostra que ambos sobreviveram a suas rebeldias. A obra foi filmada por  diferentes diretores de fotografia, imprimindo seu estilo pessoal na obra.  Com "Café e Cigarros", Jim Jarmusch constrói mais um clássico charmoso do cinema independente. 



22h30 "Cooffee and Cigarettes" , Jim Jarmush, 2003, leg. port.