Café e Cigarros (2003)
A realização desta série de curtas de Jim Jarmusch foi iniciada em 1986, com a gravação de um segmento para o programa de TV Saturday Night Live e só terminou 17 anos depois.
Sobre Café e Cigarros já nasceu um culto. Um filme experimental de um diretor que constantemente procura desafiar-se com um trabalho inovador, o que lhe garantiu uma posição de destaque no cinema independente. Nesta produção, ele abandonou o enredo e focou-se em documentar uma variedade de interações divertidas e non-sense, entre atores, músicos e personagens da cultura pop.
O primeiro café, com Robert Benigni e Steven Wright foi inteiramente filmado em 1986 e tem aquele humor surrealista.
Cate Blanchett interpreta-se a si mesma encontrando-se com sua prima rebelde. Ela faz os dois papéis de forma tão convincente que a platéia custa a descobrir a piada. Tom Waits e Iggy Pop satirizam seus jeitos alucinados de encarar a vida. O duo de rock White Stripes aparece falando sobre o inventor Tesla, que diverte o espectador através de um improvável conversa intelectual.
A última história, envolvendo os contestadores culturais Taylor Mead e Bill Rice, é a mais sentimental e profunda. Mostra que ambos sobreviveram a suas rebeldias. A obra foi filmada por diferentes diretores de fotografia, imprimindo seu estilo pessoal na obra. Com "Café e Cigarros", Jim Jarmusch constrói mais um clássico charmoso do cinema independente.
22h30 "Cooffee and Cigarettes" , Jim Jarmush, 2003, leg. port.