A CIÊNCIA DOS SONHOS | Michel Gondry | leg. port.


Saltitando alegremente entre o mundo dos sonhos e a realidade, cruzando-os e remisturando-os, Michel  Gondry continua a apostar num trabalho de realização pessoal e imaginativo, herdeiro do cruzamento de minimalismo e surrealismo pelo qual já se havia destacado nos videoclips que dirigiu antes de testar os domínios da sétima arte.

Este filme não é bem uma história, é uma experiência, embora tenha o seu fio narrativo e umas quantas tiradas cómicas. Há um gozo e uma ingenuidade quase infantis neste mundo Gondry, nesta cenografia e com "efeitos especiais" como a utilização de papéis recortados e doses generosas de celofane que compensa a por vezes falta de desenvolvimento do argumento.

A Ciência dos Sonhos é um convite à fantasia com pitadas de alucinação. O filme transborda de  inventividade e delírio uma marca de estilo de Michel Gondry.

sinopse
O inteligente Stephane (Gael Garcia Bernal) é um escravo de colarinho branco durante o dia, um génio à noite, e em todas as outras alturas adorável. É no mundo mágico dos sonhos que Stephane desenvolve as suas mais fantasiosas aventuras. Ele dirige a Stephane TV, constói um poderoso e fantástico mundo de retalhos, escreve um bestseller e seduz a linda vizinha do lado que, sem força nas pernas, lhe cai nos braços. Mas se ao menos ele conseguisse realizar, pelo menos, um dos seus sonhos!

intérpretes:  Gael García Bernal, Charlotte Gainsbourg, Alain Chabat, Miou-Miou, entre outros